quinta-feira, 6 de agosto de 2015

De Gian Danton - COMO ESCREVER QUADRINHOS. Resenha: Ricardo Quartim



Quando você começa a ler o livro o difícil é querer parar. “Como escrever quadrinhos” de Gian Danton (pseudônimo de Ivan Carlo Andrade de Oliveira) é uma obra interessante até mesmo para quem não pretende criar e/ou roteirizar uma HQ. Uma leitura bem agradável e informativa.

Ao contrário de outras obras similares, Danton escreve de maneira clara, muito bem explicada e de fácil entendimento até mesmo para o leitor eventual apesar dos termos técnicos abordados. Termos esses inclusive que além da explicação durante o próprio texto, ainda constam em um Glossário no final do livro. O que facilita ainda mais a consulta.

Foi justamente por falta de um manual específico do gênero e devido a certas dificuldades que o próprio Danton passou ao fazer sua transição de romances para quadrinhos que ele resolveu criar esse guia. Por isso logo no início demonstra que escrever para gibis é bem diferente de escrever livros.

“Como escrever quadrinhos” ajuda até mesmo para o mero leitor compreender melhor o que lê, fazendo-o aproveitar ainda mais a leitura conhecendo as técnicas abordadas pelo autor. Bem como entender melhor as entrelinhas e referências de uma trama, nem sempre perceptíveis ao leitor menos atento.

Além de tudo não deixa de ser também um registro de um momento histórico do quadrinho nacional, pois Gian como exemplo cita e comenta várias HQs suas em parceria com Joe Bennett nos desenhos (na época Bené Nascimento) já consideradas obras clássicas do terror nacional dos anos 90 que revolucionaram o gênero.

Desta forma o leitor tem sua curiosidade aguçada fazendo-o querer conhecer melhor tais histórias. O que já poderá ser possível em breve já que Danton e Bennett estão com o projeto “Margem Negra” no Catarse para financiar um álbum com todas as histórias daquela época.

Enfim, “Como escrever quadrinhos” é um manual completo de leitura obrigatória e fundamental que não pode faltar na prateleira de nenhum roteirista que almeja criar um roteiro bem estruturado e coeso.

E também de todo leitor de quadrinhos que pretende ter um pouco mais de compreensão e aprofundamento da nona arte.O livro poderá ser adquirido através contato com o próprio autor aqui pelo Face ou pelo e-mail: profivancarlo@gmail.com

Gian Danton é professor da Unifap (Universidade Federal do Amapá) e roteirista de quadrinhos desde o ano de 1989 sendo um dos colaboradores da revista MAD. Danton foi vencedor de vários prêmios de quadrinhos e literatura dentre eles o HQ Mix, o Araxá, PADA e o troféu Ângelo Agostini.




Ricardo Quartim
Jornalista especializado em quadrinhos e cultura pop.
Membro da equipe da Revista Mundo dos Super-Heróis,
editor do blog Chamando Superamigos,
responsável pelo DROPS Ricardo Quartim no Youtube,
colecionador e aspirante a escritor com uma obra não publicada:
Os Senhores de Ur: O início - autor Ricardo Quartim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário