terça-feira, 19 de agosto de 2014

A Vida do Mago chega ao Cinema!



Paulo Coelho sugere polêmica, não que ele mesmo seja polêmico, mas é um autor que polariza opiniões. O filme cujo título é uma música homônima fruto de parceria com Raul Seixas sugere que as coisas mudam, nada pára... e se você parar, o mundo se encarrega de fazer as coisas andarem para você ou sobre você.

Entre os prejuízos do filme está a fórmula da modinha, a já cansada, desgastada - e neste caso específico - mal utilizada narrativa não-linear. Não fosse o carisma dos irmãos Júlio e Ravel Andrade, uma trilha sonora fantástica e mais alguns elementos de destaque, a experiência do filme seria insuportável. Os fatos apresentados desordenadamente confundem e em nada contribuem para a compreensão da trama.

Alguns pontos positivos: As relações estabelecidas entre Paulo e seu pai, um embate de egos que gera cenas envolventes e culmina num dos grandes momentos do filme; A amizade com Raul Seixas e o flerte do protagonista com elementos obscuros do mundo místico que não pareceram poupar o próprio Paulo Coelho de olhar para seus defeitos; E há de se mencionar a beleza com que é retratada a relação do Mago com sua esposa, sem pieguice como também são sem pieguice (e sem sensacionalismo) os momentos místicos retratados no filme.



Se o filme possui problemas e comete equívocos é natural que assim seja: Divulgado como a melhor história de Paulo Coelho, o subtítulo tem por objetivo vender o filme, possivelmente estimulando leitores e leigos a tentar descobrir se Paulo Coelho é seu melhor personagem. Detratores continuarão torcendo o nariz para a sua obra e continuarão ignorando suas conquistas literárias (e mercadológicas), fãs continuarão a admirá-lo, mas a neutralidade – se houver – pode aproveitar-se de uma bela viagem no tempo, pois nisto o filme supera expectativas, a reconstituição de época é imersiva ao ponto de minorar os problemas da narrativa truncada.


Não Pare na Pista é um filme interessante, com seus altos e baixos, que conta a história de um garoto que cresceu numa época em que a criatividade era uma maldição e amadureceu na luta para fazer desta criatividade seu meio de vida. 




MAIS:

Paulo Coelho no programa Roda Viva (TV Cultura)

NÃO PARE NA PISTA
Direção: Daniel Augusto
Roteiro: Carolina Kotscho

Elenco: Julio Andrade, Ravel Andrade, Fabíula Nascimento, Fabiana Guglielmetti, Paz Vega




Nenhum comentário:

Postar um comentário