sexta-feira, 20 de abril de 2012

Quadrinhos e Desenho: Qualquer um pode aprender?


A procura por cursos de desenhos e quadrinhos é uma constante. Fazer um curso de desenho é uma opção já que algumas escolas não contemplam desenho em suas aulas de artes. Esta procura é fruto de um amadurecimento do próprio mercado de quadrinhos no país. Seja por meio de editais do estado ou município, projetos de incentivo, verba pública destinada a cultura ou por meio de editoras tradicionais ou produções independentes, a arte sequencial que legou ao mundo personagens como Mandrake, Flash Gordon, Superman, Spawn, Cebolinha e tantos outros continua ativa e possibilitando experiencias de entretenimento e educação.
Enquanto os gêneros de quadrinhos se multiplicam e as temáticas propõem discussões mais profundas e instigantes, os leitores ganham um leque maior de opções de leitura e em dado momento pode surgir o interesse de veicular suas idéias fazendo uso desta mídia. Agencias, houses, empresas, organizações não-governamentais e o estado em diversos momentos fazem uso dos quadrinhos a seu favor, são os chamados Quadrinhos Institucionais.

Uma questão que permeia esse discurso e pauta a matéria é : Qualquer um pode aprender a fazer Desenhos e Quadrinhos? Vejamos: Escrever exige a apreensão de algumas habilidades mínimas de coordenação e memória. O exercício de formação de palavras e construções frasais se aperfeiçoa com a prática e esta é uma habilidade que pode ser adquirida por qualquer pessoa. Qualquer um pode escrever, entretanto, escrever como Machado de Assis ou Shakespeare envolve uma dedicação maior e outros elementos de caráter subjetivo. Do mesmo modo qualquer pessoa pode aprender a tocar flauta, surfar, andar de skate...desde que se proponha a absorver os ensinamentos técnicos relacionados à sua prática.



Se vou aprender a desenhar posso ser desenhista profissional? Isto é bem mais complexo. Mas correndo o risco de uma resposta pouco analítica: Depende de você! Uma pessoa que segue a profissão por vocação ao invés de escolher a carreira mais viável financeiramente no mercado atual, corre o risco de não ter muito dinheiro, mas pode ter dinheiro suficiente aliado a realização de um sonho, e convenhamos, há poucas pessoas no mundo dispostas a correr o risco para realizar seus sonhos. Independente de qualquer coisa, uma profissão tradicional levada em paralelo não deveria prejudicar o esforço para profissionalização numa área ligada a artes (ou esportes) e este tipo de ação normalmente pode ser encorajada pela família já que Pais e filhos precisam desta dinâmica de diálogo quando o assunto é definição profissional.


Por outro lado, se você desenha, obrigatoriamente deve possuir desejo de se tornar profissional da área? Bem, existem muitas pessoas que cantam em serestas por diversão e - embora façam isto muito bem - não é sua meta gravar discos e fazer shows. A compreensão de que a arte é para poucos iluminados ainda hoje é difundida e alimentada por muita gente, talvez por medo, talvez por conformismo. De fato é bem mais confortável dizer que não vai cantar porque não tem o dom ou não tem talento e ceder ao medo evitando frustrações, por esse lado é possível concordar que a coragem para experimentar, se testar, arriscar-se merece uma recompensa, mesmo assim isso não faz de um artista uma pessoa iluminada, dotada de poderes e dons sobrenaturais.

A questão é: você se sente bem desenhando? Desenhar, ou escrever histórias é algo que preenche algo em você e te trás contentamento? ... Então porque se preocupar com tantas conjecturas? Se desenhar te faz feliz, o que te impede de desenhar? ...ou cantar, ou dançar, ou atuar? O homem de hoje é afastado da arte para se enquadrar numa cadeia produtiva mercantilista que gira em torno da materialidade, do ter e do concorrencialismo. A Arte é um dos meios pelos quais o homem compartilha com outros bens imateriais, experiencias, vivências. Se o homem em suas atividades diárias está entregue a finitude mundana e limitado às próprias experiencias, é na arte que ele se supera, supera seu tempo, a opressão, a mediocridade e vivencia tantas vidas quanto se permitir.

Se você tem vontade de experimentar colocar um pouco de arte no seu dia-a-dia, os cursos de Desenho e Quadrinhos (e Artes em geral) estão aí para isto. Abaixo segue uma listinha de opções de cursos nessa área:

Fortaleza-CE
Estudio Daniel Brandão  link
(indicação: 14 anos acima)
(085) 3264-0051
Dicas do Daniel Brandão (em vídeo)

Natal - RN
Quadrinhos Estúdio (de Geraldo Borges) link
CURSO ONLINE (indicação: 16 anos acima)

Geraldo Borges desenhando o Lanterna Verde (em vídeo)
Oficina de Desenho (de Liandro Roger) link
(indicação: 5 a 12 anos)
(085) 3077-4337

João Pessoa - PB
Rascunho Estúdio (de Alzir Alves) link
(083) 8833-3791
Plantão Rascunho Videocast do estúdio

São Paulo - SP
Quanta Academia de Artes (Direção: Marcelo Campos) link
(011) 3214-4873
Conheça a Quanta Academia (inclui vídeo)
Impacto Quadrinhos (Direção: Klebs Jr) link
(011) 5072-6161

Contagem - MG
Estúdio A4 (de Ed Barrows) link
Lista dos cursos disponíveis
(31) 3911-1824
Conhece um curso bacana e quer dividir a dica com os amigos? Põe aí no comentário. Você discorda que qualquer pessoa pode aprender a desenhar? Registre aí sua opinião para enriquecer a matéria :)

2 comentários:

  1. Tá difícil de arrumar um curso de desenho em Brasília. Tem uma loja chamada "A Casa das Artes" (www.acasadasartes.com.br)que oferece cursos diversos de arte, inclusive desenho, mas nada voltado especificamente para gibis. Só que o curso de desenho vive lotado, ainda estou esperando abrir vaga, hehehe!

    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Esqueceram de citar uma das melhores escolas do Brasil: Visuart

    Cursos de desenho voltado para várias áreas, incluindo quadrinhos.
    Sou aluno e posso afirmar, a seriedade do Prof. Magno Brasil e sua filosofia em realmente
    formar o profissional preparado para o mercado é algo realmente admirável.

    Cursos online e presenciais, segue o link:

    http://visuartonline.com.br/


    Parabéns pela matéria, com certeza irá ajudar muito quem está começando e parabéns
    pelo blog.

    ResponderExcluir