As Histórias em Quadrinhos e os mangás vem ganhando cada vez mais espaço no mundo pop com as adaptações para cinema, tv e outras mídias. Secretarias de Cultura de diversos  municípios e estados passaram a reconhecer a relevância social da Arte Sequencial e começaram a investir em espaços públicos e projetos associados a essa temática. E é nesse cenário que cada vez mais instituições abrem espaços para cursos de quadrinhos.

Em Sobral o cartunista Wescley Braga lança os cursos de Desenho, Quadrinhos e Mangá. Como a maioria dos profissionais da área, Wescley começou sua trajetória no meio independente editando seu material junto ao Grupo Gattai. Agora além de atuar na área do design e ilustração, o desenhista inicia um novo empreendimento ministrando os cursos de desenho, mangá e quadrinhos.
Em depoimento ao Laboratório espacial, o cartunista e designer ressaltou a importância dos cursos de quadrinhos que hoje existem nas principais cidades do país complementando: “O quadrinho é uma mídia de muito peso quando usado de maneira correta, até o Google já usou como recurso de publicidade.Infelizmente, algumas pessoas ainda vêem como algo infantil. Aprender a produzir em várias mídias é um diferencial de mercado. Para qualquer profissional que atua na área de comunicação hoje, é indispensável conhecer o poder dos quadrinhos.”
Wescley lembrou a presença do quadrinho nas mídias cinema, TV, games e as adaptações literárias de grandes romances brasileiros para quadrinhos como elementos motivadores para formação de público e mercado de trabalho para quadrinhistas.
Os cursos ministrados por Wescley incluem exercícios específicos dentro das aulas práticas e teóricas,onde o conhecimento vai sendo construído numa metodologia construtivista composta da interação com o aluno e constante avaliação de suas produções.




Entrevista
O Quadrinhista Wescley Braga (integrante do Gattai Zine e professor de artes) abre a cachola para dividir com o Laboratório Espacial algumas de suas impressões sobre os Quadrinhos e sua relação com a comunicação social e o mercado.

Quais elementos vc acha que podem ajudar o grande público a entender o Quadrinho como uma mídia de múltiplos gêneros e temáticas?
WESCLEY: Embora muitas pessoas não leiam quadrinhos, quando vão ao cinema ou veem televisão encontram derivações dos quadrinhos. O cinema e a televisão são é sem dúvida meios mais fáceis de atingir um público maior e tem usado quadrinho como fonte para se renovar.
As pessoas que vão assistir um filme e descobrem que foi baseado em HQs acabam se interessando também a procurar a obra original, algumas vezes até mesmo para ver informações que vão além do filme. Do mesmo modo, alguns quadrinhos basedos em grandes obras literárias também podem levar as pessoas a procurar os livros, que são a obra original. Então acaba tudo que interagindo, e uma mídia vai ajudando a outra a se propagar.


O mangá mesmo sendo segmentado por faixas etárias e assuntos ainda é, em grande maioria, publicado no Brasil apenas como produto de consumo para adolescentes, não é?
WESCLEY: O maior problema dos quadrinhos é a divulgação e isso ocorre também no mangá. O mangá tem vários temas, gêneros, dirigidos a várias faixas etárias e ainda assim é consumido apenas por uma maioria de adolescentes, porque simplesmente o público em geral desconhece essa diversidade. A nova turma da mônica em estilo mangá está sendo um grande sucesso e isso também é algo que vai levar outras pessoas que eram só acostumadas a ler Mônica a buscar também outros mangás. Mas por trás de tudo isso teve uma divulgação que valorizou a turma da Mônica. Porque será que na televisão não tem um comercial sobre um lançamento de um mangá? É porque falta investimento e reconhecimento da grande mídia que é o quadrinho.

Se fizermos uma pequena observação como funciona o mercado de mangás no Japão e o quanto as editoras lucram com com seus derivados, animes, jogos, filmes e outros. Isso nos bastaria para ver o quanto o quadrinho tem o seu valor.
Ainda sobre quadrinhos e mangá, eles fazem parte de um composto maior que é a arte sequencial. Que áreas do conhecimento você acha que podem fazer bom uso das técnicas narrativas e visuais do quadrinho e do mangá?
WESCLEY: Em filmes e animação os conceitos são muito parecidos, como a criação de roteiro. Se você cria um roteiro para um quadrinho, ele pode ser usado para criar uma animação, um filme, uma novela, um seriado. Tudo tem uma relação de mensagem e visão. Seja no design gráfico, no web design, nos quadrinhos. Mais do que tudo, nesses meios, uma mensagem deve ser levada através do elemento visual, ou seja, são os recursos visuais, desenho, ilustração, tipologia, diagramação, cores, layout dentre outros, que irão transmitir a mensagem ao público.

Agradecemos ao Professor Wescley Braga pela entrevista e torcemos para que mais e mais pessoas venham a descobrir o mundo dos quadrinhos e suas múltiplas facetas através dos seus cursos de desenhho, quadrinhos e mangá. Para mais informações sobre o trabalho do Wescley Braga visite:
www.Wescleyb.com
www.wescleyb.blogspot.com
Grupo Gattai
Mais detalhes sobre os Cursos ministrados por Wescley Braga clique aqui.